Um facto importante para todos os que possuem pequenos negócios é que estes não sobrevivem sem clientes, ou seja, não têm como continuar as suas actividades se não impulsionarem as suas vendas.

Quanto a isto estamos certos, agora como o podemos fazer depende de muitos factores. A localização, o produto ou serviço, a utilidade e a proximidade são definitivamente factores a ter em conta. Contudo, sabe-se hoje, que estes factores tiveram seu auge no passado, hoje, a referência, as criticas positivas, a visibilidade e presença são apontados como factores determinantes para o sucesso dos negócios.

Não basta existir, é preciso persistir. Esta é a frase…

Tendo presente estes factores e muitos outros que existem vamos partilhar algumas dicas para impulsionar as vendas no seu negócio e alavancar o potencial de sucesso do mesmo.

promoção negocio
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest

DÊ VISIBILIDADE AO SEU NEGÓCIO

Não basta uma porta aberta, uma ideia genial ou um projecto bem elaborado, você precisa de dar visibilidade ao mesmo, o anunciar, o manter presente junto de todos os potenciais e actuais clientes.

O seu espaço físico é importante mas até onde você pode “levar” esse espaço é igualmente importante. A internet é uma boa aliada na promoção da visibilidade do seu negócio. Começar por criar um website é assim um passo importante e devolve uma imagem de profissionalismo e continuidade.

De igual modo e em especial se o seu negócio necessita mesmo de presença física dos seu clientes para aumentar as suas vendas, a promoção tradicional é uma aliado interessante. Publicidade em jornais, ofertas para eventos sociais, workshops, acções de degustação, são peças fundamentais, que a nosso ver valem muito mais dinheiro que simples promoções “bombásticas” que poderá realizar.

Recomendamos:   Faça de uma Vez por Todas a Análise SWOT do seu Negócio

FAÇA PARCERIAS COM OUTROS NEGÓCIOS

O lema é impulsionar as vendas em todos os negócios e criar parcerias duradouras. Assim todos saem a ganhar.

Certamente será fácil identificar outros negócios que terão potencial para desenvolver o seu. Um exemplo são os negócios onde existem bastante fluxo de pessoas, como por exemplo, padarias, restaurantes, ginásios, entre outros.

Boas parcerias com estes negócios poderá resultar em um aumento substancial das sua vendas, além de que, permite que comunique com o seu publico alvo, aumente a visibilidade do seu negócio, melhore a imagem que passa para o público e claro, aumenta os seus lucros.

venda beneficios
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest

DESENVOLVA A PRESENÇA DO SEU NEGÓCIO

Parcerias e visibilidade são importantes para impulsionar o seu negócio, mas a presença é fundamental para desenvolver a confiança nos seus potenciais clientes.

É essencial tornar o seu negócio conhecido. Para isso precisa de saber claramente quem é o seu público alvo, os seus clientes potenciais. Saber como eles pensam, consomem, o que sentem e como vivem. Só desta forma o seu negócio conseguirá identifica onde estar presente trará mais valor.

EXCEDA EXPECTATIVAS NAS VENDAS

Quando pensamos em vendas associamos este processo ao resultado final, ou seja, à concretização da venda junto de um qualquer cliente. Regra geral, este momento de concretização dita o fim da relação, isto é, grande maioria dos negócios vé o cliente como início do processo de venda e vê a concretização da venda, isto é, o momento no qual o cliente diz “sim” como o fim do processo de vendas.

Esta era e ainda é em muitos casos o ciclo de vendas, mas nos nossos dias, este processo está muito mais desenvolvido. Os clientes esperam que as suas expectativas sejam superadas, excedidas. Quando pensam em adquirir algo, eles procuram experiências, sentimentos e emoções. Por vezes, não fazer uma venda hoje poderá resultar em inumeras vendas futuras, tudo depende de como o seu negócio superou as expectativas do cliente.

Recomendamos:   Como Vender Mais e Melhor

De igual modo, uma venda hoje poderá não abrir a “ficha de cliente”. Esta poderá nunca mais se voltar a repetir, pois as expectativas do cliente não foram superadas.

Treine a sua equipe comercial para superar expectativas, através de um atendimento exemplar, focando nas necessidades, desejos e preocupações do cliente e nunca nas características e vantagens do seu produto ou serviço.

Facebook Business
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest

IMPULSIONE O ATENDIMENTO DO SEU NEGÓCIO

Se por um lado exceder as expectativas do cliente representará sustentabilidade no seu negócio e aumentará o potencial de fechar muito mais vendas devido à partilha da experiência positiva que o cliente teve e que irá fazer com outras pessoas, por outro lado, tal exceder de expectativas só poderá acontecer se possuir um atendimento exemplar, padronizado e focado no cliente no seu negócio.

É tudo uma questão de confiança. Confiança que o seu colaborador tem no seu produto, serviço e marca e que a transmitirá para o seu cliente, procurando exceder e antecipar as expectativas deste ultimo. Lembre-se que uma boa experiência de compra estimulam o seu cliente a fechar negócio consigo e a recomendar o seu negócio para outras pessoas.

MOTIVE A SUA EQUIPA COMERCIAL

Muitos líderes e hierarquias de topo desconhecem o poder da motivação individual e voluntária de um colaborador. Eles acreditam que este deverá se sentir motivado apenas por possuir trabalho ou auferir rendimentos.

O quanto estão enganados. Ninguém consegue motivar ninguém, apenas o próprio se consegue motivar se ele acreditar nos resultado e metas que a sua organização pretende alcançar.

Venda é motivação, cobrança e reconhecimento diário. – Prates.

Se possui colaboradores no seu negócio, deverá passar a palavra, demonstrar a sua visão e a sua missão. Demonstrar como todos são peças importantes do puzzle e como as suas acções e as acções dos seus colaboradores poderão tornar o futuro muito mais interessante e justo.

Recomendamos:   3 Razões Seguras para Criar um Blog para o Seu Negócio

Demonstre confiança na sua equipe, elogie e dê feedback positivo e não potencie os problemas. Potencie antes as soluções.

Até já…

 

Urgente... EBOOK GRÁTIS!

Junte-se a Leitores Inteligentes e receba todas as actualizações, dicas e artigos exclusivos (É Grátis)!

Receba ainda o nosso Ebook "11 Simples Passos para Promover o Seu Negócio Online" completamente Grátis!

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This