O mundo está a mudar. Os hábitos de consumo estão a mudar e, hoje, efectuar uma venda não é mais o que era. O que hoje se sabe sobre boas práticas nas vendas, amanhã estarão certamente ultrapassadas. O mercado evolui constantemente e a internet é um dos maiores impulsionadores à mudança da forma como fazemos as coisas e, as vendas, não estão fora dessa mudança.

Os pequenos negócios, principalmente os de rua que adoptam o modelo tradicional de venda, têm de obrigatoriamente evoluir e acompanhar as novas tendências de consumo. A personalização, o fazer diferente, a atenção ao cliente e o seu acompanhamento em todas as fases do clico de vida do cliente é hoje fundamental.

No passado, um cliente insatisfeito era simplesmente menos um cliente, pois num “piscar de olhos” um novo cliente entrava pela porta dos pequenos negócios e tudo voltava ao normal. Hoje, os pequenos negócios não só têm concorrência forte, como por exemplo, outros pequenos negócios e até mesmo as grandes cadeias, como têm ainda todo um mundo global ligado através da internet.

Ter uma atitude pró activa em relação às vendas é fundamental para desenvolver o potencial de resultados dos pequenos negócios, dai ser totalmente necessário novas abordagens. Vamos hoje partilhar 3 dicas essenciais para dinamizar as vendas do seu pequeno negócio e mudar os resultados que alcança.

dicas vendas
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest

VOCÊ PRECISA DE SAIR PARA VENDER

Para alguns pequenos negócios sair para efectuar vendas pode parecer completamente desajustado. Bem, se é um negócio de rua, tradicionalmente espera-se pelo cliente para efectuar a venda. Mas, o que o impede de ir até ao cliente?

Certamente nada. O seu mercado não se resume aos pequenos metros quadrados do seu estabelecimento. Quando elaborou o seu plano de negócios para criar o seu negócio, certamente considerou o mercado onde ele vai operar. Porque agora acredita que ele só pode acontecer dentro do seu estabelecimento?

Recomendamos:   7 Sites para Restaurantes que Poderão Ser Seus por Menos de 60 Euros

Sair para vender é simplesmente incentivar a tirar o seu negócio da venda passiva. Não adiante abrir o seu negócio pela manhã e esperar que o cliente venha ao seu estabelecimento. Você precisa de ir até ao cliente.

Aproveite os momentos de menor vendas no seu estabelecimento e incentive os seus colaboradores a serem activos na venda. Ligar a clientes, mandar email, utilizar o facebook, actualizar o seu website e, quem sabe, ir até ao cliente.

Nesta dica o segredo é criar a rotina do contacto pró activo. Não faça apenas uma ou duas vezes. Mantenha os seus colaboradores incentivados para efectuar o contacto pró activo. Crie essa rotina, esse hábito.

VOCÊ PRECISA DE PRESENÇA

Nunca fez tanto sentido a seguinte citação “Só faz falta quem cá está”. Se o seu negócio não está presente na vida dos seus actuais e potenciais clientes ele simplesmente vai cair no esquecimento e os seus produtos e serviço não irão mais fazer falta a ninguém.

Você precisa de tirar proveito das novas tecnologias para estar mais presente junto dos seus clientes. O redes sociais fazem toda a diferença na visibilidade do seu negócio, mas, possuir um website dá-lhe continuidade e notoriedade. Desenvolva o seu lugar na internet e esteja presente na vida dos seus clientes, pois só assim eles se lembrarão dos seus produtos e serviços quando surgir alguma necessidade.

dicas de vendas pequenos negócios
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • Pinterest

PERSONALIZE OS SEUS CLIENTES E AS SUAS VENDAS

Nunca fez tanto sentido a personalização do processo de vendas. Todos os clientes gostam de ser tratados como exclusivos, mas não gostam de se sentir cobaias de produtos e serviços.

Sempre que efectuar uma venda procure saber mais sobre os seus clientes. Procure saber as suas preferências, necessidades, gostos, hábitos, entre outros. Analise o que eles compram, quando compram e porquê que compram. Faça perguntas simples e registe toda a informação que permita no futuro criar campanhas personalizadas para os seus clientes e entrar em contacto com eles informando das novidades e de como elas estão perfeitamente relacionadas com as suas preferências e necessidades.

Recomendamos:   Call To Action. O Que é e como Pode Potenciar o Seu Negócio

Eles vão simplesmente adorar.

Boas Vendas,

Urgente... EBOOK GRÁTIS!

Junte-se a Leitores Inteligentes e receba todas as actualizações, dicas e artigos exclusivos (É Grátis)!

Receba ainda o nosso Ebook "11 Simples Passos para Promover o Seu Negócio Online" completamente Grátis!

You have Successfully Subscribed!

Pin It on Pinterest

Share This